quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Maioria dos métodos de estudar para provas não funciona, afirma estudo. Será mesmo?

estudos

Existe uma forma certa de aprender?
Estudo feito por uma Universidade dos Estados Unidos aponta que há baixo aproveitamento do estudo que é feito com base no bom e velho costume de grifar o texto e fazer anotações. Foram avaliadas por tal estudo dez práticas: o teste prático (propor a realização após prática), prática distribuída de estudo (estudar um pouco por dia), técnica de perguntas elaboradas, autoexplicação, cronograma de estudo, resumo, grifar o texto, criação de palavras-chave, associação entre imagens e conceitos e releitura.
Destes, os “vilões” do aproveitamento do estudo foram a criação de palavras-chave, uso de imagens e releitura. Grifar o texto vem em seguida, como atividade de baixo aproveitamento.
Ora, pensando como indivíduo, já é um pouco chocante pensar que existe interesse em descobrir uma forma melhor de apender do que outra. Digo chocante, pois essa ideia pressupõe uma outra: a de que todos teriam, de alguma forma, capacidades semelhantes de aprendizado, o que não é verdade. O próprio estudo levou em consideração tantas variáveis (o tipo de atividade, características dos alunos, materiais e condições do ambiente, por exemplo) que fica contraditório haver um resultado final sendo que varia de acordo com a atividade, perfil do aluno e tópico de estudo. Basicamente, o que se afirma é que, dependendo da pessoa, do que ela estuda e de qual é a finalidade daquele estudo, o método fará diferença no resultado – o que, convenhamos, não é exatamente a invenção da roda.
O que defendo aqui é que cada um encontre as sua própria maneira de aprender. A minha, por exemplo, é grifando e associando aquele trecho ou frase a uma expressão ou palavra-chave, ligando os conceitos entre si ou retomando algo dito anteriormente. Também sei que não funciono fazendo listas de exercícios. No entanto, a descoberta da forma ideal de aprendizado é um processo de erro e acerto, até achar aquilo que funciona e o caminho que te faz aprender.
Em outras palavras: não vá jogar o grifa texto fora. A única pessoa que pode decidir o valor que ele tem para o seu próprio aprendizado é você.
estudo1
Segundo a pesquisa, a eficiência de cada técnica:
Interrogação elaborativa – ser capaz de explicar um ponto ou um fato – MODERADO
Auto-explicação – como um problema foi resolvido – MODERADO
Resumos – escrever resumos de textos – BAIXO
Marcar ou sublinhar trechos – BAIXO
Mnemônocos – escolher uma palavra para associar à informação – BAIXO
Criação de imagens – formar imagens mentais ao ler ou escutar – BAIXO
Releitura – BAIXO
Teste prático – Auto-teste para checar o conhecimento – principalmente com o auxílio de cartões de memória – ALTO
Prática distribuída – espalhar o estudo em um longo período de tempo – ALTO
Prática intercalada – alternar entre diferentes tipos de problemas – MODERADO

[retirado BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário