terça-feira, 15 de outubro de 2013

INVENÇÕES MALUCAS ANTECIPAM AS TECNOLOGIAS DO FUTURO




Imagine um mundo sem a audácia e a inventividade de gênios criativos como Alexander Graham Bell, Leonardo DaVinci e o nosso brasileiro Alberto Santos Dumont. Muito provavelmente, sem esses engenhosos e corajosos desbravadores da tecnologia, você talvez ainda estivesse lendo este texto talhado numa pedra, sentado em outra. E eu nem vou comentar o que você teria no lugar do papel higiênico.
A questão é que por mais que a tecnologia caminhe na maior parte do tempo sobre a pavimentada rodovia das grandes corporações, de vez em quando o caminho do progresso só é possível atravessando a estrada de terra dos inventores de fundo de quintal. A diferença é que agora, até mesmo o mais tímido dos gênios tem uma plataforma gigantesca para divulgar suas descobertas aos quatro cantos do mundo, muitas vezes conseguindo até financiar o projeto com esquemas de crowdfunding (investimentos de pessoas que acreditam na empreitada).
A maioria das invenções obviamente surge apenas como protótipo, "beta", em fase de testes ou adaptação ao mercado. Muitas inclusive, são tão inúteis e/ou bizarras que certamente não passarão disso. Mas cada pequeno avanço tecnológico fruto de uma inspiração autônoma monta uma peça do grande quebra cabeças que nos espera no futuro.
Pra começarmos nosso passei pelo museu de invenções recentes da internet, esta incrível tecnologia chamada Ultra-Ever-Dry que apesar de meio esquisita tem uma função bem útil: repelir líquidos! Veja uma demonstração:

Quem não foi muito com a cara (ou a cor, ou a consistência) do produto, com certeza vai preferir o concorrente NeverWet, o repelente de líquidos em spray:

Se a química pode ser usada de forma quase mágica para revolucionar produtos, o mesmo se pode dizer do magnetismo, usado com maestria nessa caneta-brinquedo magnética:

E não precisa nem ser uma maravilha da ciência para propor uma abordagem totalmente diferenciada para produtos simples do dia-a-dia, como essa bolsa japonesa com zípers:

Aliás, você não precisa nem de uma oficina para sair bancando o Professor Pardal... Com esses truques e gambiarras (conhecidos na gringa como "lifehacks") você pode montar suas próprias soluções domésticas para problemas cotidianos:

Mas um dos vídeos com uma novidade tecnológica que causou quase tanto reboliço quanto os maiores lançamentos do mercado de telefonia móvel é a apresentação do Phonebloks, com a revolucionária proposta de montar um celular com componentes independentes, para facilitar customizações e upgrades:

Reinventarem uma tecnologia moderna como o celular é até esperado, mas o que dizer da criatividade de quem decide reinventar a roda? Pois essa é a proposta da Shark Wheel, um modelo de roda que diminui a superfície de contato para manobras em terrenos irregulares (só podia ser coisa de skatista, claro!):

Do mais elementar ao mais complexo, carros anfíbios nem são uma novidade mais. Só que este WaterCar Panther é o mais veloz deles:

Na onda de sustentabilidade que toma conta do planeta, esse pessoal decidiu inovar noelevador ecológico e inventou um dispositivo capaz de funcionar com uma bicicleta, roldanas e contrapeso:

Já que é pra sonhar alto, por que não uma bicicleta voadora? Já está em fase de testes:

E já que estamos voando na imaginação, a criatividade humana também funciona muito bem para o mal. Feitiçaria da tecnologia para fazer um boneco de bruxo voar em sua vassoura nesta pegadinha épica de Halloween:

As brincadeiras estão mesmo ficando mais nerds e ousadas. Jogar videogame com áudio providenciado por uma banda (piano e percussão) robô é algo que eu realmente nunca tinha visto:

Como hoje em dia dá pra inventar quase tudo o que se deseja, alguém elevou a brincadeira pra outro nível com a maravilhosa Beercade, um fliperama que serve cerveja aos vencedores:

Como beber e jogar ao mesmo tempo? Calma, existe uma invenção pra isso! Com o GrOpener você poderá abrir sua cerveja com apenas uma mão:

Parece que a mania de reinventar as coisas não tem limites... Esse pessoal decidiu atéreinventar a maneira de fazer as necessidades fisiológicas (de nº 2) com um singelobanquinho anatômico:

Outra coisa que o ser humano adora inventar são robôs. Este aqui é de uma inutilidade nunca dantes vista. Não sei qual o objetivo, mas conheça este robô capaz de fazer le parkour pela rua:

Só que nenhuma invenção compete com a máquina mais inútil do mundo...

Ao invés de gastar tempo e esforço com essas besteiras, esse pessoal podia focar no que interessa e seguir o exemplo deste engenhoso inventor baiano e seu balançador automático de rede:

EUREKA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário